terça-feira, setembro 01, 2009

Alcachofra Gratinada

Aproveitem que está na época da alcachofra !! 
Semana passada estive em São Paulo , aproveitei e dei um pulo no mercado municipal, o preço e a qualidade estão ótimos , é a melhor época para consumir essa delícia. Sei que muita gente não sabe como preparar mas é muito simples, e vale a pena! Trate a alcachofra compo uma flor, apare as pétalas, lave bem em água corrente, faça uma salmoura e acrescente um pouco de vinagre e leve para aferventar. Como servir? Bom pode ser simples com um molho vinagrete básico, ou com um molho frio de vinho e pão ou ainda gratinada, seu fundo também pode ser usado para rechear várias coisas , que tal pizza? 
Molho de vinho e pão para regar alcachofra:
Rale alho, amasse bem com vinho branco , acrescente miolo de pão, não deve ficar muito espesso, regue a alcachofra e boa diversão , é uma ótima entrada!!! 
Se quiser servir a alcachofra quente, sirva gratinada, eu gosto de fazer um molho  bechamel básico, polvilhar com queijo ralado e gratinar fica ótimo, se quiser uma receita mais elaborada e gastar um pouco mais, faça essa receita de baixo, é mais cara , mais elaborada, mas é uma delícia, vale a pena!
Alcachofra gratinada
Ingredientes
8 fundos de alcachofra
2/3 de xícara de vinho branco seco
3 colheres (sopa) de suco de limão
Molho
1/4 de xícara de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 envelope de açafrão em pó
2 xícaras de leite
1 1/2 xícara de creme de leite fresco
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
200 g de queijo gruyère ralado

Preparo
Numa panela com água fervente, cozinhe a alcachofra com o vinho branco, o suco de limão e sal até que fique macia. Escorra e reserve.
Molho
1 Numa panela, derreta a manteiga e frite levemente a farinha de trigo. À parte, dissolva o açafrão no leite e junte à panela, mexendo sempre. Adicione o creme de leite e continue mexendo até engrossar.
2 Tempere com sal, a pimenta e a noz-moscada.
Montagem
1 Aqueça o forno em temperatura alta. Num refratário, coloque as alcachofras reservadas. Por cima derrame o molho quente e polvilhe com o gruyère.
2 Leve ao forno e asse até o queijo ficar bem dourado. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário